Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 1997
  • O mecanismo de transmissão de política monetária numa economia em processo de estabilização: notas sobre o caso do Brasil Articles

    LOPES, FRANCISCO

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta nota apresenta algumas considerações sobre a dificuldade de compreensão do mecanismo de transmissão da política monetária. Essa dificuldade se torna ainda mais acentuada no caso de economias que passam por uma mudança de ambiente de taxas de inflação altas para baixas, com uma análise para o caso brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This note presents some considerations about the difficulty to understand the transmission mechanism of monetary policy. This difficulty becomes even more accentuate in case of economies experiencing a change in an environment from high to low rates of inflation, with an analysis to the Brazilian case.
  • Comportamento da base monetária e seus fatores condicionantes no Brasil no período de janeiro de 1992 a março de 1996 Articles

    SAMOHYL, ROBERT WAYNE; MEURER, ROBERTO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo estuda o comportamento da base monetária e seus determinantes próximos no Brasil entre janeiro de 1992 e março de 1996. Para tanto, o artigo analisa as variações mensais da base, utilizando coeficientes de correlação e a participação relativa de cada determinante na variação total. A análise demonstra que existem várias diferenças específicas antes e depois do Plano Real no perfil dos determinantes. No entanto, a análise também mostra que em ambos os períodos um dos principais determinantes da base monetária é o fluxo líquido de divisas para o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper studies the behavior of the monetary base and its proximate determinants in Brazil between January of 1992 and March of 1996. To achieve this, the paper analyzes monthly variations of the base, using correlation coefficients and the relative participation of each determinant on total variation. The analysis demonstrates that there are several specific differences before and after the Real Plan in the profile of the determinants. However, the analysis also shows that in both periods one of the major determinants of the monetary base is the net flow of foreign exchange to Brazil.
  • Estratégia e estrutura para um novo Estado Articles

    BRESSER-PEREIRA, LUIZ CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma das grandes reformas do governo Cardoso é a administrativa. A proposta básica é transformar a administração pública brasileira de uma administração burocrática em gerencial. O surgimento, no século XIX, de uma administração pública burocrática em substituição às formas patrimonialistas de gestão do Estado representou um grande avanço. Mas não fazia mais sentido quando o estado havia adicionado ao seu papel a oferta de educação pública, saúde pública, cultura pública, seguridade social, incentivos em ciência e tecnologia, investimentos em infraestrutura, proteção ao meio ambiente. A administração pública gerencial surgiu como resposta à crise do Estado, como forma de enfrentamento da crise fiscal, como estratégia de tornar menos onerosa e eficiente a administração dos enormes serviços que o Estado assumia, além de dispositivo para proteger o patrimônio público contra o rentismo ou a corrupção. A nova administração pública é orientada para resultados e para o cidadão; pressupõe que os políticos e funcionários públicos têm direito a um grau limitado de confiança; utiliza como estratégia a descentralização e o incentivo à criatividade e inovação; controla os gestores públicos por meio de contratos de gestão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the major reforms the Cardoso administration is committed is the administrative. The basic proposal is to change Brazilian public administration from a bureaucratic administration to a managerial one. The emergence, in the nineteenth century, of a bureaucratic public administration replacing the patrimonialist forms of administering the state represented a great progress. But it did not make sense anymore when the state had added to its role providing public education, public health, public culture, social security, science and technology incentives, infrastructure investments, environment protection. The managerial public administration emerged as an answer to the crisis of the state, as a form of coping with the fiscal crisis, as a strategy of making the administration of the huge services the state took on less expensive and more efficient, as well as a device to protect the public patrimony against rent-seeking or sheer corruption. The new public administration is outcome and citizen oriented; it assumes that politicians and civil servants are entitled to a limited degree of trust; it uses as strategy decentralization and the incentive to creativity and innovation; it controls public managers through the device of management contracts.
  • Neoliberalismo e distribuição de renda na América Latina Articles

    BAER, WERNER; MALONEY, WILLIAM

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as principais medidas de política neoliberal instituídas na América Latina na última década e seu impacto sobre a equidade. Ele primeiro enfatiza a dificuldade de separar o impacto das medidas de liberalização dos ajustes fiscais necessários da década de 1980, e seus efeitos de transição versus longo prazo, e então coloca os movimentos observados na distribuição em um contexto global e histórico. A segunda parte coloca várias inovações dos regimes neoliberais em perspectiva histórica e argumenta que seu impacto geral provavelmente não será regressivo e que os regimes anteriores provavelmente não foram especialmente progressivos. A longo prazo, a evolução dos mercados de fatores provavelmente será de importância primordial - o lado da demanda, impulsionado pelo crescimento industrial reorientado e a crescente importância do setor de serviços, interagindo com a oferta relativa de mão de obra qualificada e não qualificada - provavelmente será de importância primordial na determinação da evolução da distribuição do rendimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reviews the principal neo-liberal policy measures instituted in Latin America in the last decade and their impact on equity. It first emphasizes the difficulty of separating the impact of liberalization measures from the necessary fiscal adjustments of the 1980s, and their transitional vs long run effects, and then places the observed movements in distribution in global and historical context. The second part places several innovations of neo-liberal regimes in historical perspective and argues that their overall impact is unlikely to be regressive, and that previous regimes were probably not especially progressive. Over the long run, developments in factor markets are likely to be of overriding importance - the demand side, driven by reoriented industrial growth and the increasing importance of the service sector, interacting with the relative supplies of skilled and unskilled labor - are likely to be of overriding importance in determining the evolution of the distribution of income.
  • O “fordismo” na acepção regulacionista Articles

    VEIGA, JOSÉ ELI DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Parte da análise da mudança contemporânea, o “fordismo” empresta seu nome a um conjunto de debates desafiadores, essenciais e controversos sobre a natureza do capitalismo do século XX. Ao destacar suas ambiguidades, este breve artigo visa delinear o valor heurístico do “fordismo” como conceito teórico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Part of the analysis of contemporary change, “Fordism” lends its name to a set of challenging, essential, and controversial debates over the nature of 20th century capitalism. By highlighting its ambiguities, this short article aims to outline the heuristic value of “Fordism” as a theoretical concept.
  • Modernização da agropecuária, emprego agrícola e êxodo rural no Brasil - A década de 1980 Articles

    MUELLER, CHARLES C.; MARTINE, GEORGE

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo examina os efeitos das mudanças significativas na política agrícola do Brasil durante a década de 1980, sobre a capacidade de suas áreas agrícolas modernas de gerar empregos e reter a população rural. Isso foi feito identificando grandes zonas de rápida expansão e modernização agrícola e observando as mudanças na década, no emprego agrícola e na população rural. Foi possível constatar que as áreas de agricultura moderna no Centro-Sul do país e nas savanas (“cerrados”) do Centro-Oeste geraram muito poucos empregos ou experimentaram declínios de mão de obra agrícola. Além disso, a população rural de todas essas áreas experimentou reduções. No Centro-Sul as quedas foram bastante expressivas, mas mesmo nos cerrados ocorreram reduções significativas. Portanto, ao contrário do que se poderia esperar das mudanças na política agrícola decorrentes da crise dos anos 1980, a agricultura brasileira continuou a expulsar mão-de-obra rural e população. Porém, no período esta expulsão foi mais seletiva, restringindo-se principalmente a áreas agrícolas dinâmicas. No resto do país, ao contrário do que ocorreu nos anos 1970, a emigração rural ou foi pequena ou houve retenção de população. Na verdade, esse padrão contrastante de migração tornou possível uma redução geral da migração rural no Brasil na década de 1980.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper examines the effects of the significant changes in Brazil’s agricultural policy during the 1980s, on the ability of its modem agricultural areas to generate jobs and to retain rural population. This was done by identifying large zones of rapid agricultural expansion and modernization, and observing the changes in the decade, in agricultural employment and in rural population. It was possible to establish that the areas of modem agriculture in the country’s Center-South region, and in the savannas (“cerrados”) of the Center-West, either generated very little employment, or experimented declines in agricultural manpower. Moreover, the rural population of all these areas experimented reductions. In the Center-South the declines were quite substantial but even in the “cerrados” there were significant reductions. Therefore, to the contrary of what one might expect from the changes in agricultural policy brought about by the crises of the 1980s, Brazil’s agriculture continued to expel rural manpower and population. However, in the period this expulsion was more selective, being restricted mainly to de dynamic agricultural areas. In the rest of the country, to the contrary of what took place in the 1970s, rural emigration was either small, or there was retention of population. In fact, this contrasting pattern of migration made it possible an overall abatement in Brazil’s rural migration in the 1980s.
  • Mercado de trabalho em Keynes e o papel da rigidez de salários nominais Articles

    NUNES, SELENE PERES PERES; NUNES, RICARDO DA COSTA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a afirmação de que a Teoria Keynesiana seria “um caso particular da Teoria Clássica com salários rígidos”. Ele examina se a análise keynesiana depende da hipótese de rigidez e em que medida a referida hipótese foi realmente usada na Teoria Geral. O mercado de trabalho neoclássico é criticado. A Teoria Keynesiana do Emprego, a Resposta de Pigou e a Síntese Neoclássica também são examinadas. A análise do método aplicado na Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda - método estático de um processo dinâmico - leva à conclusão de que suas ideias representaram uma revolução completa no pensamento econômico vigente antes de sua publicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses the statement that the Keynesian Theory would be “a particular case of the Classical Theory with rigid wages”. It examines whether Keynesian analysis depends on the rigidity hypothesis and to what extent the referred hypothesis has actually been used in The General Theory. The Neoclassical Labor Market is criticized. The Keynesian Theory of Employment, the Pigou’s Reply and the Neoclassical Synthesis are also examined. The analysis of the method applied in the General Theory of Employment, Interest and Money - a static method of a dynamic process - leads to the conclusion that its ideas represented a complete revolution on the economic thought prevailing before its publication.
  • Relações governo central-governos estaduais na Índia e no Brasil: Privatização elétrica e bancária Articles

    ARMIJO, LESLIE ELLIOTT; JHA, PREM SHANKAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pergunta: “Quando e por que os governos estaduais se opõem (ou apoiam) programas de privatização iniciadas pelo governo central?”. Nós examinamos iniciativas nacionais de privatização na década de 90 na Índia e no Brasil nas áreas de eletricidade e bancos e as diferentes respostas dos governos estaduais em cada um dos maiores centros financeiro e industrial em seus países, os estados de Maharastra e São Paulo. Possíveis explicações para a oposição dos estados às iniciativas do governo federal como nos casos do Enron e Banespa incluem: (1) compromissos ideológicos dos líderes dos estados, (2) diferenças políticas ou de coalizão política entre os governos estadual e federal e, (3) uma distribuição desigual dos custos e benefícios oriundos da privatização entre os governos estadual e federal. Este artigo sugere que a explicação (3), conflito de interesses, é a melhor explicação, embora a natureza das alianças políticas (2) e os valores políticos possam ter influência. Este artigo conclui que instâncias políticas aparentemente irreconciliáveis podem ser frequentemente melhoradas e alguma distribuição dos benefícios pode fazer o pacote mais atrativo para os líderes dos estados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article asks: “When and why do state governments oppose (or support) privatization programs initiated by the central government?” We examined national privatization initiatives in the 1990s in India and Brazil in the areas of electricity and banking and the different responses from state governments in each of the largest financial and industrial centers in their countries, the states of Maharastra and São Paulo. Possible explanations for states’ opposition to federal government initiatives such as Enron and Banespa include: (1) ideological commitments by state leaders, (2) political or political coalition differences between state and federal governments, and (3) an uneven distribution of costs and benefits from privatization between the state and federal governments. This article suggests that explanation (3), conflict of interest, is the best explanation, although the nature of political alliances (2) and political values may have an influence. This article concludes that seemingly irreconcilable political spheres can often be improved and some distribution of benefits can make the package more attractive to state leaders.
  • O preço da riqueza Artigo-Resenha

    ROMEIRO, ADEMAR RIBEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo revisa o trabalho de E. Altvater lidando com os desafios do esgotamento ambiental para a sobrevivência da humanidade. Mostra a lógica de sua estrutura analítica, construída para demonstrar sua tese central: os crescentes problemas ambientais são inerentes ao desenvolvimento do capitalismo, levando a uma nítida divisão entre um pequeno número de países com altos níveis de consumo de recursos naturais e os demais, pobres, destinados a desempenhar um papel de reservas de recursos naturais para os primeiros. O artigo discute a validade da hipótese deste modelo analítico. Assume como verdadeiro apenas o primeiro, sobre a impossibilidade de difundir para todo o mundo os padrões de produção e consumo euro-americanos sem causar um desastre ambiental. Os outros são vistos como carentes de evidências empíricas ou de argumentos mais sólidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper reviews the work of E. Altvater dealing with the challenges of the environmental depletion to humankind survival. It shows the logic of its analytical structure, built to demonstrate its central thesis: growing environmental problems are inherent to capitalism development, leading to a sharp division between a small number of countries with high levels of natural resources consumption and the others, poor ones, destined to play a role as natural resources reserves for the former. The paper argues about the validity of the hypothesis of this analytical model. It assumes as true only the first one, on the impossibility to diffuse all over the world the Euro-American production and consumption patterns without causing an environmental disaster. The other ones are viewed either as lacking empirical evidence or more solid arguments.
Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br