Resumo
No Brasil, circulam informações positivas e negativas sobre o agronegócio. É nesse contexto que a população forma suas atitudes frente ao agronegócio brasileiro. As atitudes estão relacionadas ao conhecimento objetivo, ou seja, as informações científicas acuradas ou dados consolidados que o indivíduo tem em sua memória; e ao conhecimento autoavaliado, ou seja, aquilo que o indivíduo julga saber. O objetivo foi identificar o impacto do conhecimento objetivo e do conhecimento autoavaliado sobre o agronegócio brasileiro nas atitudes da população. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário com uma amostra de 468 participantes e analisados utilizando estatística descritiva e um modelo de regressão ordinal. Os resultados demonstraram que quanto maior o conhecimento objetivo e quanto maior o conhecimento autoavaliado maior é a probabilidade de um indivíduo ter atitudes positivas frente ao agronegócio. Os resultados também demonstraram que indivíduos com posicionamento político mais a direita tem maior probabilidade de ter atitudes positivas frente ao agronegócio brasileiro.
Palavras-chave:
agricultura familiar; atitudes; compreensão da população; posicionamento político; regressão logística ordinal