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Efetividade do atendimento psicossocial na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social* * Artigo baseado na dissertação de Tassiane Cristine Santos de Paula, intitulada 'Estudo de efetividade de um programa de atendimento psicossocial para adolescentes em vulnerabilidade social', apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo em 2016.

Efectividad de la atención psicosocial de adolescentes con vulnerabilidad social

Resumo

OBJETIVO:

estudar a efetividade do programa de atendimento psicossocial (PAS) na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social.

MÉTODOS:

estudo de coorte retrospectivo de adolescentes atendidos de 2007 a 2012, em programa de intervenção multidisciplinar com pressupostos da abordagem de redução de danos; o efeito da intervenção foi avaliado por meio de modelos de regressão de Poisson.

RESULTADOS:

foram incluídos 200 adolescentes, dos quais 116 permaneceram e 84 abandonaram o programa; 74,5% estavam estudando após seguimento de seis meses, com maior proporção entre os aderentes à intervenção (RR=1,12 - IC95% 1,01;1,27) e aqueles que estavam estudando no início da intervenção (RR=8,52 - IC95% 3,71;19,57).

CONCLUSÃO:

o programa avaliado tem efeito positivo na reinserção e continuidade escolar do adolescente em vulnerabilidade social; porém, características do indivíduo, como já estar estudando, desempenharam papel predominante na adesão ao PAS.

Palavras-chave:
Adolescente; Vulnerabilidade Social; Educação; Promoção da Saúde; Estudos de coortes

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