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Prevalência e fatores associados à violência contra professores em escolas do ensino médio em Teresina, Piauí, 2016: estudo transversal* * Artigo derivado de dissertação de mestrado intitulada Violência contra professores em escolas do ensino médio, defendida por Patrícia Viana Carvalhedo Lima junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí, em 10 de abril de 2019.

Prevalencia y factores asociados a la violencia contra profesores en escuelas de enseñanza secundaria en Teresina, Piauí, 2016: estudio transversal

Resumo

Objetivo:

analisar a prevalência de violência contra professores do ensino médio e fatores associados em Teresina, Piauí.

Métodos:

estudo transversal com amostragem por conveniência. Os dados foram coletados em 2016, em escolas públicas e privadas do ensino médio, utilizando-se questionário autoaplicável. Calcularam-se as razões de prevalência (RP) por regressão de Poisson e intervalos de confiança de 95% (IC95%).

Resultados:

participaram da pesquisa 279 professores, dos quais 54,8% (IC95% 48,8; 60,7) relataram ter sofrido pelo menos um tipo de violência. Houve maior prevalência de insultos verbais (39,4%; IC95% 33,7;45,4), associados positivamente às escolas públicas (RP=1,45; IC95%1,00;2,11) e às escolas das regiões Leste (RP=1,85; IC95% 1,17;2,93) e Sul (RP=1,59; IC95% 1,05;2,41). Assédio sexual foi associado ao sexo masculino (RP=2,38; IC95% 2,02;2,71).

Conclusão:

a violência contra docentes foi maior em escolas públicas, localizadas em regiões periféricas e com elevados indicadores de violência urbana.

Palavras-chave:
Violência; Professores Escolares; Instituições Acadêmicas; Saúde Pública; Saúde do Trabalhador; Estudos Transversais

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