Acessibilidade / Reportar erro

Norovírus no município de São Paulo, 2010-2016: estudo transversal sobre a principal causa de gastroenterite infantil* * Artigo originado da dissertação de mestrado de autoria de Gabriela Akemi Kamioka, intitulada ‘Norovírus: principal causa de gastroenterite epidêmica no Município de São Paulo’, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo em fevereiro de 2018. O estudo não contou com financiamento ou apoio, institucional ou privado, para sua realização.

Norovirus en el Municipio de São Paulo, Brasil, 2010-2016: estudio transversal sobre la principal causa de gastroenteritis infantil

Resumo

Objetivo:

descrever casos de doença diarreica aguda por norovírus em crianças menores de 5 anos do município de São Paulo, Brasil.

Métodos:

estudo transversal com dados provenientes da Vigilância Epidemiológica das Gastroenterites Causadas por Rotavírus; foi definido como caso o paciente internado em unidade sentinela por doença diarreica aguda e identificação laboratorial do norovírus como agente etiológico, entre os anos de 2010 e 2016.

Resultados:

durante o período estudado, a proporção de casos de norovírus em menores de 5 anos de idade ultrapassou a proporção de casos de rotavírus, agente considerado predominante na infância; o norovírus foi associado a 28,4% do total de casos notificados, ocorrendo o ano todo, principalmente nos meses mais quentes.

Conclusão:

norovírus foi o principal agente etiológico identificado em crianças menores de 5 anos com doença diarreica aguda no município de São Paulo.

Palavras-chave:
Norovirus; Diarreia; Vigilância Epidemiológica; Epidemiologia Descritiva

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com