Acessibilidade / Reportar erro

Vigilância do óbito infantil no Recife, Pernambuco: operacionalização, potencialidades e limites* * Relato de experiência originado da tese de Doutorado intitulada ‘Avaliação da vigilância do óbito infantil na cidade do Recife-PE’, defendida por Conceição Maria de Oliveira junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) em agosto de 2016. A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - Processo nº 480718/2012-1 - e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) - Processo nº 2133-4.0012.

Vigilancia de mortalidad infantil en Recife, Pernambuco, Brasil: operacionalización, potencialidades y límites

Resumo

OBJETIVO:

relatar a experiência da vigilância do óbito infantil (VOI) na cidade do Recife-PE, Brasil.

MÉTODOS:

realizou-se pesquisa documental e consulta a informantes-chave, participantes do processo de implantação e consolidação da VOI; para mensuração da cobertura dos óbitos investigados, utilizaram-se dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e das planilhas de monitoramento dessa estratégia.

RESULTADOS:

a implantação da VOI, gradual, iniciou-se em 2003; a estratégia constitui-se dos componentes (i) identificação dos óbitos, (ii) investigação, (iii) discussão, (iv) recomendações e correção das estatísticas vitais; concluída a implantação (2006), 98,5% (256) dos óbitos haviam sido investigados e discutidos, com participação dos envolvidos na atenção aos casos; em 2015, essa cobertura correspondeu a 97,7%.

CONCLUSÃO:

as principais recomendações consistiram na ampliação do acesso e cobertura, e melhoria da qualidade da atenção primária, secundária e terciária; a VOI pode subsidiar mudanças nas práticas assistenciais, planejamento e organização da rede de atenção materno-infantil.

Palavras-chave:
Mortalidade Infantil; Vigilância Epidemiológica; Sistemas de Informação

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com