Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação do serviço de estomaterapia durante a pandemia do Covid-19: relato de experiência

RESUMO

Objetivo

Relatar a experiência das adaptações do serviço de estomaterapia durante a pandemia do Covid-19.

Método

Relato de experiência relacionado às adaptações na rotina de trabalho em tempos de pandemia do Covid-19, no período de março a maio de 2020 em um centro de referência em estomaterapia de uma cidade da região sul do Brasil.

Resultados

As rotinas de trabalho foram adaptadas para adequar às medidas de proteção para os servidores e usuários que utilizaram os serviços de estomaterapia. Foram implantados alguns processos assistências para a flexibilização do acesso de usuários para atendimento, e modificações de rotinas para o aumento da segurança dos profissionais da saúde e usuários.

Conclusão

A necessidade em adequar a área física, repensar a dinâmica do atendimento, uso de equipamentos de proteção individual, orientações para servidores e pacientes foi de fundamental importância para seguir o atendimento à população com segurança em tempos de pandemia.

Palavras-chave
Infecções por coronavirus; Atenção Primária à Saúde; Pandemias; Saúde pública; Adaptação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br