Acessibilidade / Reportar erro

Desafios e oportunidades na educação de pós-graduação em enfermagem por aprendizagem distribuída no Canadá e Brasil

Neste trabalho, os autores partilham suas experiências na pós-graduação em Enfermagem no Canadá e Brasil oferecidas por meio de aprendizagem distribuída (AD). Embora a AD seja freqüentemente objeto de críticas, a experiência dos autores tem sido de resultados positivos. No entanto, uma série de desafios e oportunidades é discutida, incluindo: flexibilidade do programa, possibilidade de oferecimento de cursos práticos à distância, necessidade de facilitar a interação professor/alunos, sobrecarga de trabalho dos docentes, preparo dos docentes para este tipo de atividade e apoio aos estudantes. Novas tecnologias que podem apoiar o desenvolvimento da AD são apresentadas. Apesar dos desafios identificados, os estudantes avaliam positivamente a AD e esforços tem sido feitos para assegurar, de modo inovativo e flexível, a excelência de programas de pós-graduação em enfermagem. Os autores argumentam que apesar dos desafios existentes, os programas de AD oferecem alta qualidade para o ensino de pós-graduação na área de enfermagem e atendem às necessidades de muitos enfermeiros.

Tecnologia educacional; Educação à distância; Educação de pós-graduação em enfermagem


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br