Acessibilidade / Reportar erro

Gerenciamento de instrumentais oftalmológicos e otimização de processos: estudo de método misto

RESUMO

Objetivo:

Analisar o uso de instrumentais oftalmológicos durante os procedimentos cirúrgicos e propor um método de gerenciamento de materiais.

Método:

Estudo de método misto, exploratório sequencial, realizado entre janeiro e junho de 2015, em hospital universitário no sul do Brasil. Primeiramente, fez-se uma abordagem qualitativa a partir de brainstorming e observação de campo. Os temas foram agrupados em categorias temáticas. Por conexão, a etapa quantitativa aconteceu por arranjos de matrizes e programação linear, culminando à proposta de gerenciamento de instrumentais.

Resultados:

As categorias - reorganização do instrumental conforme tempo do procedimento cirúrgico e necessidade de peças para cada procedimento - orientaram a definição das restrições existentes e aplicação dos modelos matemáticos. Verificou-se uma redução média de 13,10% no número de peças por bandejas e aumento de 17,88% da produção cirúrgica.

Considerações finais:

Esta proposta permitiu a racionalização e otimização de instrumentais oftalmológicos, favorecendo a sustentabilidade da organização.

Palavras-chave:
Esterilização; Gestão da qualidade; Administração de materiais no hospital

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br