Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes de segurança da enfermagem: relação com tempo de experiência e intenção de deixar o emprego

RESUMO

Objetivo:

Avaliar atitudes de segurança da equipe de enfermagem e sua relação com adequação da equipe e recursos materiais, tempo de experiência e intenção de deixar o emprego.

Método:

Estudo descritivo e transversal em um hospital de ensino, amostra por conveniência, com aplicação do Safety Attitudes Questionnaire, coletados de janeiro a abril de 2016.

Resultados:

Participaram 262 profissionais, sendo 98 enfermeiros e 164 técnicos. Relataram atitude de segurança positiva para satisfação no trabalho. A adequação da equipe e de recursos materiais influenciou positivamente nas atitudes de segurança. Houve correlação negativa entre tempo de experiência e percepção da gerência, clima de segurança, condições do trabalho e comportamentos seguros e, entre intenção de deixar o emprego com o clima de trabalho em equipe, satisfação no trabalho e comportamentos seguros.

Conclusão:

A percepção negativa das atitudes de segurança foi relacionada com o tempo de experiência e intenção de deixar o emprego.

Palavras-chave:
Segurança do paciente; Cultura organizacional; Equipe de enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br