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Efetividade do co-debriefieng para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida: estudo piloto randomizado

RESUMO

Objetivo

Comparar a efetividade entre co-debriefing com debriefing com facilitador no desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de enfermagem no atendimento simulado da parada cardiorrespiratória.

Método

Estudo-piloto randomizado, realizado em uma universidade de Minas Gerais, Brasil, em agosto de 2021 com 17 estudantes, para comparar o debriefing com um facilitador (controle n=8) e com o co-debriefing (intervenção n=9). Utilizaram-se pré e pós-teste, Exame Clínico Objetivo Estruturado e escalas para avaliar as habilidades comportamentais. Adotaram-se testes de comparação não paramétricos Wilcoxon e Mann-whitney para análise.

Resultados

O grupo intervenção obteve desempenho superior ao controle para o conhecimento sobre o suporte básico de vida (controle=17,00±2,39 e intervenção=19,22 ± 0,66, p=0,021) e habilidades psicomotoras (controle=8,12±0,13 e intervenção=8,50 ± 0,001, p<0,001). Não houve diferenças significativas para as habilidades comportamentais.

Conclusão

O co-debriefing parece ser mais efetivo do que o debriefing como um facilitador para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida em enfermagem.

Palavras-chave
Exercício de simulação; Reanimação cardiopulmonar; Competência clínica; Pesquisa comparativa da efetividade; Estudantes de enfermagem

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