Acessibilidade / Reportar erro

Desafios para a humanização no trabalho do docente de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Discutir os desafios para a humanização no trabalho, a partir da percepção de docentes de enfermagem.

Método:

Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa realizada em uma universidade pública no Espírito Santo, com 19 docentes de enfermagem que responderam a entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise temática para o tratamento dos dados, constituindo duas categorias: relacionamento interpessoal e organização do trabalho.

Resultados:

Os desafios para a humanização no trabalho foram pautados nas questões relacionais e sobrecarga laboral. Quanto às relações interpessoais, destacaram-se a falta de respeito e de diálogo e problemas de relacionamento. Referente à organização do trabalho, esta englobou questões relacionadas ao conteúdo das tarefas, carga horária, excesso de atividades e pressões laborais.

Conclusão:

Os elementos relacionais e a organização do trabalho se apresentam como desafios para a humanização, repercutindo na saúde do docente e interferindo na organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores, contrariando a Política Nacional de Humanização.

Palavras-chave:
Trabalho; Enfermagem; Docentes de enfermagem; Saúde do trabalhador; Humanização da assistência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br