Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de um programa de reeducação alimentar e prática de exercício físico na obesidade

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos na obesidade, de um método de emagrecimento que associa reeducação alimentar à prática de exercício físico.

Método:

Estudo retrospectivo, transversal, quantitativo, realizado por meio de dados secundários retirados de ficha de acompanhamento individual de uma clínica especializada em emagrecimento de um município do noroeste do Paraná. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2018 por meio de um checklist de parâmetros antropométricos, sendo armazenados em planilhas do Excel e analisados por meio de estatística descritiva utilizando o programa SPSS.

Resultados:

A média de peso perdido foi de 15,22 kg e o método de emagrecimento esteve associado à resultados benéficos em relação às variáveis: peso, índice de massa corporal, gordura corporal e visceral, massa muscular, metabolismo basal e circunferência de cintura e quadril.

Conclusão:

A associação da reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos regularmente tem impacto positivo na obesidade.

Palavras-chave:
Exercício físico; Fatores de risco; Obesidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br