Acessibilidade / Reportar erro

Competências do Gestor de Feridas: scoping review

Competencias del Gestor de Heridas: scoping review

Resumo

OBJETIVO

Mapear as competências específicas do Gestor de Feridas.

MÉTODO

Scoping Review de artigos completos e gratuitos nas bases de dados CINAHL®, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Plus Collection, MedicLatina, MEDLINE® e 12 associações especialistas em feridas, referências em Português, Inglês, Espanhol e Francês, sem limite temporal. Realizada por dois pesquisadores em agosto de 2017, dos 746 artigos encontrados 19 que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão.

RESULTADOS

Identificaram-se 4 domínios de competências: cuidado (prevenção/tratamento de pessoas com feridas e em terapias avançadas; tomada de decisão; capacitação e supervisão clínica), qualidade (formação especializada; formação de pares; investigação e auditoria), liderança (agente de mudança; trabalho em equipe e consultoria) e gestão (seleção do material; controle de custos).

CONCLUSÕES

Com quatro domínios de competências, o Gestor de Feridas se focaliza na redefinição dos projetos de vida das pessoas e suas famílias face à presença de feridas, numa parceria de cuidado.

Palavras-chave:
Ferimentos e lesões; Enfermagem; Papel; Literatura de revisão como assunto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br