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Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente

Estrategias de comunicación efectiva en la gestión de comportamientos destructivos y promoción de la seguridad del paciente

Resumo

OBJETIVO

Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção da segurança do paciente.

MÉTODOS

Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde de hospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista em profundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, e discutidos segundo referenciais da segurança do paciente.

RESULTADOS

Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordando estratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos, destacando-se: reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback; e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento e respeito mútuos.

CONCLUSÕES

Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação e estabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentos destrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.

Palavras-chave:
Comunicação interdisciplinar; Relações interpessoais; Comportamento social; Atitude do pessoal de saúde; Segurança do paciente

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