Acessibilidade / Reportar erro

O itinerário terapêutico de famílias de crianças com câncer: dificuldades encontradas neste percurso

El trayecto terapéutico de familias de niños con câncer: dificultades encontradas en este recorrido

Resumo

OBJETIVO

Conhecer as dificuldades encontradas pelas famílias no itinerário terapêutico de crianças com câncer.

MÉTODO

Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada de março a novembro de 2016, através de entrevistas semiestruturadas, com 21 familiares de crianças em tratamento oncológico em um hospital universitário federal no Rio de Janeiro, cujos dados foram submetido à análise temática.

RESULTADOS

As dificuldades das famílias perpassam a identificação e a investigação pelos profissionais de saúde dos sinais e sintomas da criança e a passagem dos familiares por diversos serviços de saúde até a confirmação diagnóstica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O diagnóstico precoce do câncer infantil depende de ações de instituições de saúde e de ensino para a apropriada investigação da doença pelos profissionais, entre eles o enfermeiro que atua nas classificações de risco das emergências e na atenção básica, além do adequado funcionamento do sistema de referência e contrarreferência do sistema de saúde.

Palavras-chave:
Neoplasias; Criança; Diagnóstico precoce; Diagnóstico tardio; Atenção primária à saúde; Enfermagem pediátrica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br