Acessibilidade / Reportar erro

Absenteísmo e fatores associados: estudo com trabalhadores de uma indústria calçadista

RESUMO

Objetivos:

Caracterizar o absenteísmo de trabalhadores de uma indústria do setor calçadista e analisar fatores associados com o tempo de afastamento dos trabalhadores.

Método:

Trata-se de um estudo quantitativo e transversal com 572 trabalhadores calçadistas do Sul do Brasil que tiveram 1902 eventos de afastamento no ano de 2017. As analises foram realizadas tanto por frequências absolutas e relativas, quanto usando o modelo de Regressão de Poisson univariada e multivariada.

Resultados:

Predomínio do sexo feminino; de setor e cargo operacionais; de atestados médicos e de motivos de afastamento por acompanhamento familiar, consultas e exames. Na análise multivariada, mantiveram associação com mais de três dias de afastamento: idade ≥ 50 anos, setor Apoio à Produção e tempo de trabalho na empresa de 16 a 20 anos, além de nove grupos de doenças do CID-10.

Conclusão:

Os achados contribuem na compreensão do perfil de absenteísmo da indústria, favorecendo o planejamento de estratégias assertivas aos impactos econômicos e sociais e adequada assistência à saúde e segurança do trabalhador.

Palavras-chave:
Absenteísmo; Indústrias; Sapatos; Saúde do trabalhador; Enfermagem do trabalho; Prevalência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br