Acessibilidade / Reportar erro

Motivação de alunos de cursos presenciais para o uso de tecnologias digitais em disciplinas on-line

RESUMO

Objetivo:

Verificar se aspectos estruturais, uso prévio das tecnologias digitais e maneira de estudar de alunos de cursos presenciais interferem na motivação no uso dessas tecnologias em disciplinas on-line.

Método:

Estudo transversal quantitativo realizado com 713 estudantes universitários, entre maio e setembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial dos dados.

Resultados:

A vontade de fazer um curso a distância interferiu em quatro dos cinco fatores da escala. Ter um espaço para estudos e a maneira que o aluno refere aprender melhor interferiram interferiu na motivação intrínseca (p=0,006 e p=0,017, respectivamente).

Conclusão:

Predisposição para fazer algum curso a distância, ter um espaço adequado para estudar e conciliar os estudos com o uso de outros sites foram elementos positivos para a motivação dos alunos em disciplinas on-line.

Palavras chave:
Educação a distância; Educação superior; Tecnologia educacional; Comunicação; Motivação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br