Acessibilidade / Reportar erro

Lean Healthcare na perspectiva institucional, profissional e paciente: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências científicas na literatura sobre avaliação do Lean Healthcare após sua implantação.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados CINAHL, Scopus, WOS, Embase e no portal PubMed, resultando 18 artigos publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2008 a 2019.

Resultados:

Os achados foram categorizados em resultados para a instituição, profissional e paciente. A categoria predominante foi a institucional, com análise de custo e aumento da produtividade, seguida do profissional, com satisfação no emprego e liderança, e por fim o paciente, com satisfação, atitudes e comportamentos.

Conclusão:

Este estudo reforça a necessidade em estabelecer, para a gestão, um método sistemático de acompanhamento dos resultados alcançados na fase de implantação do Lean Healthcare. Sendo o valor nesse método definido pelo paciente, novas pesquisas nesse aspecto poderão levar a novas evidências.

Palavras-chave
Gestão da qualidade total; Melhoria de qualidade; Gestão em saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br