Acessibilidade / Reportar erro

Atuação da enfermagem na atenção a uma condição crônica (tuberculose): análise de fontes secundárias

La práctica de enfermería en la atención a una condición crónica (tuberculosis): análisis de fuentes secundarias

RESUMO

Objetivo

Analisar a atuação da enfermagem no tratamento da tuberculose a partir de registros de dados secundários.

Método

Estudo descritivo do tipo levantamento retrospectivo, realizado em Ribeirão Preto-SP, de agosto a dezembro de 2013. Utilizaram-se dados de 109 prontuários eletrônicos e clínicos e o sistema de notificação da tuberculose do Estado de São Paulo para residentes no município, acompanhados nos ambulatórios de referência. Utilizaram-se técnicas de estatística descritiva.

Resultados

A mediana de 46,0 (IQ: 17,0-96,0) atendimentos ao longo do tratamento mostra a proximidade do paciente com o serviço de saúde e os profissionais. Destes, os principais responsáveis pelo acompanhamento foram os auxiliares de enfermagem (99,1%) que realizam a Visita Domiciliar (71,5%) para doentes sob regime de supervisão (75,2%).

Conclusão

As ações desenvolvidas junto aos pacientes eram majoritariamente centradas na equipe de enfermagem, tornando perceptível a importância desta categoria para o alcance dos indicadores relacionados aos Objetivos do Milênio para tuberculose.

Tuberculose; Enfermagem; Avaliação de serviços de saúde; Doença crônica; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br