Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição e autocorrelação espacial das internações por doenças cardiovasculares em adultos no Brasil

RESUMO

Objetivos:

Analisar a distribuição e autocorrelação espacial das taxas de internação por doenças cardiovasculares em adultos, e verificar a correlação com fatores socioeconômicos e de saúde no Brasil.

Métodos:

Estudo ecológico das taxas de internação por doenças cardiovasculares em adultos no período de 2005 a 2016. A dependência espacial foi analisada pelo coeficiente de autocorrelação de Moran Global e Local. A correlação entre taxas de internação e variáveis socioeconômicas e de saúde foi calculada por meio do coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados:

As maiores taxas de internações foram observadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, com conglomerados da autocorrelação do tipo alto-alto para doenças isquêmicas do coração. As internações por doenças cardiovasculares apresentaram correlação forte com baixa escolaridade, consumo de álcool e diagnóstico de hipertensão arterial.

Conclusão:

As altas taxas de internação nos estados citados, atrelados a fatores socioeconômicos e de saúde sugerem a necessidade de políticas públicas focados na temática.

Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares; Análise espacial; Saúde do adulto; Hospitalização; Enfermagem em saúde pública; Monitoramento epidemiológico

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br