Acessibilidade / Reportar erro

Centro de materiais e esterilização: riscos psicossociais relacionados à organização prescrita do trabalho da enfermagem

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do estudo é investigar as características da organização do trabalho no Centro de Materiais e Esterilização e analisar se os trabalhadores de enfermagem estão submetidos a riscos psicossociais.

Método:

Estudo misto, realizado entre novembro de 2017 e julho de 2019 com os trabalhadores de enfermagem do centro de materiais e esterilização de um hospital universitário. A amostra da etapa quantitativa foi composta por 36 trabalhadores que responderam à Escala de Organização Prescrita do Trabalho e realizou-se análise estatística. A coleta das informações qualitativas ocorreu por entrevista coletiva com 19 integrantes da equipe de enfermagem.

Resultados:

Dos 36 trabalhadores, 68,3% eram do sexo feminino, 69,4% com idade superior a 45 anos e 75% da amostra avaliou como médio o risco psicossocial, com surgimento de duas categorias. Os aspectos relacionados ao prazer no trabalho foram a importância da unidade, cuidado indireto ao paciente, reconhecimento profissional e trabalho em equipe. Os geradores de sofrimento foram a falta de recursos humanos, insumos, manutenção, comunicação e desvalorização da unidade.

Conclusão:

O predomínio de riscos psicossociais médios indicou a necessidade de ações que visem melhorias nos processos de trabalho.

Palavras-chave:
Enfermagem; Saúde do trabalhador; Esterilização; Serviços de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br