Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de pessoas adultas e idosas frente à adesão aos cuidados com a úlcera varicosa

Experiencia de adultos y ancianos a la adhesión para el cuidado de las úlceras varicosas

Resumo

OBJETIVO

Compreender a experiência de pessoas adultas e idosas frente à adesão aos cuidados com a úlcera varicosa.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa fundamentada em pressupostos da Fenomenologia Social de Alfred Schütz, com 12 pessoas adultas e idosas, em tratamento de úlcera varicosa em Serviço Especializado, em Minas Gerais. Os depoimentos foram obtidos de outubro a novembro de 2015 e analisados, categorizados e discutidos a partir do referencial teórico-filosófico adotado e literatura temática.

RESULTADOS

Dos depoimentos emergiram as categorias temáticas: “Crenças, atividades pessoais e sociais dificultando a adesão ao cuidado”; “Ser protagonista na relação de cuidado com a úlcera varicosa” e “Motivação para aderir ao cuidado”.

CONCLUSÕES

A relação intersubjetiva estabelecida entre as pessoas com úlcera varicosa e os profissionais de saúde emergiu como força potencializadora da adesão ao cuidado. Valorizar a relação de reciprocidade de perspectivas entre estes atores sociais pode promover maior adesão ao cuidado com a úlcera varicosa.

PALAVRAS-CHAVE:
Úlcera varicosa; Cuidados de enfermagem; Relações interpessoais; Enfermagem; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br