Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias para promover a translação do conhecimento na atenção primária à saúde: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para promover a translação do conhecimento na Atenção Primária à Saúde e identificar barreiras e facilitadores para o uso de evidências científicas.

Método:

Scopingreview com busca no PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS e literatura cinzenta, em abril de 2022, baseado nos termos “translational medical research”, “knowledge translation”,“primary health care”.Utilizou PRISMA-ScR para relato da revisão.

Resultados:

56 estudos incluídos. Diversas estratégias foram identificadas e agrupadas em: material educacional, capacitação, websites, extensão educacional, redes de translação do conhecimento, facilitadores locais, feedback e promoção pública.Alta demanda por atendimentos e conteúdos sem informações práticas representaram barreiras, enquanto, avaliar o contexto, envolver as partes interessadas e presença de facilitadores locais facilitam a utilização de evidências.

Conclusão:

As estratégias mais utilizadas foram material educacional e capacitação. Superar as barreiras é essencial para minimizar a lacuna entre as evidências e prática.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Pesquisa translacional biomédica; Serviços de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br