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COVID-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde

RESUMO

Objetivo

Descrever o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem focado em evidências científicas sobre COVID-19.

Método

Relato de experiência sobre produção de um objeto de aprendizagem fundamentado na metodologia web sites DADI, direcionado ao público adulto e infantil, construído por enfermeiras e acadêmicos de uma Universidade Federal brasileira, em 2020. Coleta de dados em bases de dados e organizações de referências. Monitorado desempenho através do Google Analytics.

Resultados

Elaborado site “COVID-19 evidências para todos”, com design intuitivo e linguagem didática direcionado a três públicos: profissionais de saúde, população adulta e crianças. No primeiro mês após implementação, o site foi acessado por 3.313 usuários, mostrando ser uma estratégia eficiente para disseminação de conhecimento.

Conclusão

O desenvolvimento do site envolveu docentes, acadêmicos e mestrandos de Enfermagem na confecção de material educativo direcionado à prevenção, promoção e manutenção da saúde. O recurso permite consulta rápida às melhores evidências científicas disponíveis até o momento.

Palavras-chave
Infecções por coronavírus; Pandemias; Redes de comunicação de computadores; Educação em saúde; Prática clínica baseada em evidências; Empoderamento para a saúde

ABSTRACT

Objective

Describe the development of a learning object focused on scientific evidence about COVID-19.

Method

Experience report on the production of a learning object based on the DADI web sites methodology, aimed at adults and children, built by nurses and academics from a Brazilian Federal University in 2020. Data collection in databases and reference organizations. Monitored performance through Google Analytics.

Results

Website created, “COVID-19 Evidence for All”, with intuitive design and didactic language aimed at three audiences: health professionals, adult population, and children. In the first month after implementation, the website was accessed by 3,313 users, proving to be an efficient strategy for disseminating knowledge.

Conclusion

The development of the website involved professors, academics and master’s students in the production of educational material aimed at prevention, promotion and maintenance of health. The resource allows quick consultation of the best scientific evidence available to date.

Keywords
Coronavirus infections; Pandemics; Computer communication networks; Health education; Evidence-based practice; Empowerment for health

RESUMEN

Objetivo

Describe el desarrollo de un objeto de aprendizaje centrado en la evidencia científica sobre COVID-19.

Método

Informe de experiencia sobre la producción de un objeto de aprendizaje basado en la metodología de los sitios web DADI, dirigido a adultos y niños, construido por enfermeras y académicos de una Universidad Federal de Brasil, en 2020. Recopilación de datos en bases de datos y organizaciones de referencia. Rendimiento supervisado a través de Google Analytics.

Resultados

Sitio web creado, “Evidencia COVID-19 para todos”, con diseño intuitivo y lenguaje didáctico dirigido a tres audiencias: profesionales de la salud, población adulta y niños. En el primer mes después de la implementación, el sitio fue accedido por 3.313 usuarios, demostrando ser una estrategia eficiente para diseminar conocimiento.

Conclusión

El desarrollo del sitio involucró a profesores, académicos y estudiantes de maestría en enfermería en la preparación de material educativo dirigido a la prevención, promoción y mantenimiento de la salud. El recurso permite una consulta rápida a las mejores recomendaciones científicas.

Palabras clave
Infecciones por coronavirus; Pandemias; Redes de comunicación de computadores; Educación en salud; Practica clinica basada en la evidencia; Empoderamiento para la salud

INTRODUÇÃO

Em dezembro de 2019, autoridades chinesas relataram à Organização Mundial de Saúde (OMS) casos de pneumonias virais de causa desconhecida na cidade de Wuhan11. Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus-infected pneumonia. N Engl J Med. 2020;382(13):1199-1207. doi: https://doi.org/ 10.1056/NEJMoa2001316
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. A rotina de vigilância permitiu que as análises desses pacientes evidenciassem um novo tipo de coronavírus11. Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus-infected pneumonia. N Engl J Med. 2020;382(13):1199-1207. doi: https://doi.org/ 10.1056/NEJMoa2001316
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, inicialmente nomeado 2019-nCoV e, posteriormente, substituído para SARS-CoV-2, causador da doença respiratória denominada COVID-1922. Yang Y, Peng F, Wang R, Guan K, Jiang T, Xu G, et al. The deadly coronaviruses: The 2003 SARS pandemic and the 2020 novel coronavirus epidemic in China. J Autoimmun. 2020;109:102434. doi: https://doi.org/10.1016/j.jaut.2020.102434
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. Esse vírus se disseminou rapidamente33. Organização Panamericana da Saúde (BR) [Internet]. Brasília, DF: OPAS; c2020 [cited 2020 Apr 23]. Folha informativa - COVID-19; [about 1 screen]. Available from: https:/www.paho.org/
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, sendo no Brasil confirmado o primeiro caso no dia 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo44. Ministério da Saúde (BR) [Internet]. Brasília, DF; c2020 [cited 2020 Jun 8]. Coronavírus Brasil - Painel Coronavirus; [about 1 screen]. Available from: https://covid.saude.gov.br/
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. No dia 11 de março de 2020, foi anunciada pandemia pela OMS33. Organização Panamericana da Saúde (BR) [Internet]. Brasília, DF: OPAS; c2020 [cited 2020 Apr 23]. Folha informativa - COVID-19; [about 1 screen]. Available from: https:/www.paho.org/
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,55. Malik YS, Sircar S, Bhat S, Sharun K, Dhama K, Dadar M, et al. Emerging novel coronavirus (2019-nCoV): current scenario, evolutionary perspective based on genome analysis and recent developments. Vet Q. 2020; 40(1):68-76. doi: https://doi.org/10.1080/01652176.2020.1727993
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.

Ainda não foi identificado um agente antiviral de ação direta ao SARS-CoV-2, e vacinas ainda estão em desenvolvimento55. Malik YS, Sircar S, Bhat S, Sharun K, Dhama K, Dadar M, et al. Emerging novel coronavirus (2019-nCoV): current scenario, evolutionary perspective based on genome analysis and recent developments. Vet Q. 2020; 40(1):68-76. doi: https://doi.org/10.1080/01652176.2020.1727993
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. Portanto, para quebrar a cadeia de transmissão, é fundamental adotar medidas eficazes para prevenção e controle da infecção55. Malik YS, Sircar S, Bhat S, Sharun K, Dhama K, Dadar M, et al. Emerging novel coronavirus (2019-nCoV): current scenario, evolutionary perspective based on genome analysis and recent developments. Vet Q. 2020; 40(1):68-76. doi: https://doi.org/10.1080/01652176.2020.1727993
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.

A educação dos profissionais de saúde e da população sobre a COVID-19 é de grande relevância, principalmente em um momento onde, além de controlar a disseminação do vírus, é necessário controlar as informações e notícias falsas disseminadas66. Zarocostas J. How to fight an infodemic. Lancet (London, England). 2020;395(10225):676. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X
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-77. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev Bras Enferm. 2003; 56(2):184-8. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000200015
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. Medidas educativas em saúde são métodos utilizados para informar e influenciar as decisões individuais e coletivas, portanto, essenciais para promover as medidas de prevenção de infecções77. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev Bras Enferm. 2003; 56(2):184-8. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672003000200015
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.

Objetos de aprendizagem (OA) são recursos de suporte ao ensino que podem ser utilizados durante o aprendizado suportado por tecnologias88. Wiley D. Learning objects need instructional design theory. In: Rossett A, editor. ASTD e-Learning Handbook: best practices, strategies, and case studies for an emerging field. New York, NY: McGraw-Hill, c2002. p. 115-26.. A utilização de OA por meio eletrônico tornou-se ferramenta importante para a educação em saúde88. Wiley D. Learning objects need instructional design theory. In: Rossett A, editor. ASTD e-Learning Handbook: best practices, strategies, and case studies for an emerging field. New York, NY: McGraw-Hill, c2002. p. 115-26..

A campanha Nursing Now no Brasil tem como metas “investir no fortalecimento da educação” e “disseminar práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional”99. nursingnowbr.org [Internet]. Brasília, DF: COFEN, c2019 [cited 2020 Jun 8]. Available from: http://nursingnowbr.org/
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. Nesse contexto, emergiu a questão norteadora: como construir um OA com evidências científicas sobre COVID-19 para educar vários públicos? Este artigo objetiva descrever o desenvolvimento de um OA focado em evidências científicas sobre COVID-19.

MÉTODO

Relato de experiência sobre a construção de um OA digital com evidências científicas sobre o COVID-19, construído em uma Universidade Federal da região sul do Brasil por uma mestranda enfermeira, docentes e acadêmicos de Enfermagem, com participantes do grupo Nursing Now existente na instituição. O OA foi direcionado para a população adulta (leigos e profissionais da saúde) e crianças acima de seis anos.

A produção seguiu a metodologia de desenvolvimento de web sites denominada DADI, com quatro etapas: 1. Definição: elaboração das primeiras informações acerca da abrangência e profundidade do processo; 2. Arquitetura: avaliação da estruturação e do conteúdo, realizando-se o planejamento visual; 3. Design: criação do OA com a definição da apresentação gráfico-visual; e 4. Implementação: as funções são testadas e avaliadas1010. Lima JS. Web Designear: bases conceituais e método de projetação para interfaces web [dissertação]. Feira de Santana (BA): Universidade Estadual de Feira de Santana; 2013 [cited 2020 Jun 8]. Available from: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/90
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. As etapas serão detalhadas nos resultados.

Para sua criação, optou-se pela ferramenta Google Sites, recurso que disponibiliza layout e endereços para sites gratuitos na web. As imagens utilizadas são de licença gratuita na internet. O método de monitoração de desempenho escolhido foi o Google Analytics, ferramenta gratuita que permite mensurar o número de usuários e acessos ao site. O período de avaliação de desempenho foi entre 30 de abril de 2020 e 30 de maio de 2020. Por se tratar de um material educativo, não foi realizado cálculo amostral.

RESULTADOS

Desenvolvimento do objeto de aprendizagem

Na etapa “definição”, realizou-se reuniões virtuais com enfermeiros docentes de diversas áreas e acadêmicos de Enfermagem. Na “arquitetura”, projetou-se a separação dos assuntos no site e como seria transmitido aos públicos alvos. No “design”, criaram-se textos curtos com linguagem acessível para cada público, fundamentados em evidências científicas. Conteúdo apresentado em formato de perguntas e respostas, com a referência em hiperlink.

Em abril de 2020, realizou-se a “implementação”, testando e avaliando as funções do site e após divulgando ao público. Por ser esse um produto resultante de um Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem, sua primeira divulgação ocorreu na página de rede social do Programa, dia 30 de abril de 2020, e após nas redes sociais públicas e privadas.

O site foi intitulado “COVID-19: evidências para todos”, com o intuito de anunciar que se direciona para todos os públicos. O idioma utilizado foi o Português do Brasil. O acesso é realizado pelo endereço: https://sites.google.com/view/coronavirus-ufcspa.

Apresentação do site “COVID-19: evidências para todos”

A página inicial foi elaborada de forma intuitiva, permitindo ao usuário encontrar facilmente informações, contendo três ícones denominados: profissionais de saúde; população em geral; e crianças. O usuário clica no ícone conforme seu perfil.

O espaço denominado “Ciência Explica” é subdivido em três partes: 1) traz dicas para identificar notícias falsas e/ou sem comprovação científica; 2) disponibiliza artigos científicos sintetizados e traduzidos para compreensão da população; e 3) apresenta uma lista de sites confiáveis, separados por idioma, com acesso a vídeos científicos e hiperlinks de cursos gratuitos para profissionais da saúde. Em outro espaço existe uma área denominada “situação atual”, na qual se identificam os números de casos da COVID-19 e óbitos confirmados atualizados. Para informação mundial, incorporou-se a página da Johns Hopkins University, que apresenta um dashboard com números atualizados. Abaixo são disponibilizados hiperlinks encaminhando o usuário para páginas com os dados do Brasil.

Para crianças, foi elaborada uma área onde estão disponíveis materiais para imprimir, jogos online e histórias lúdicas para aprender brincando. Em relação ao conteúdo específico apresentado para cada público alvo, o Quadro 1 apresenta um resumo dos tópicos abordados.

Quadro 1 -
Distribuição dos tópicos abordados de acordo com o público alvo no site “COVID-19: evidências para todos”, Porto Alegre, 2020

Para inclusão de materiais produzidos por terceiros, ou de outras instituições de ensino superior, as pesquisadoras avaliaram a qualidade e a fonte das informações, solicitando autorização para os autores via e-mail ou mensagem em redes sociais. Acadêmicos de Enfermagem colaboraram com ideias de conteúdo, infográficos para download e desenvolvimento de história educativa para crianças. Acadêmicas do grupo “Nursing Now” elaboraram cartilha com perguntas frequentes que surgem entre os profissionais da saúde e respostas com informações técnicas de evidências.

Em relação à dinâmica rápida de mudanças das informações, um alerta ao usuário foi colocado no topo das páginas dizendo: “Atenção, esteja ciente de que esta é uma situação em rápida evolução. As informações serão atualizadas e alteradas conforme apropriado, portanto, verifique a versão mais recente”.

Acompanhamento do desempenho do objeto de aprendizagem

No primeiro mês, o site foi acessado por 3.313 usuários, ou seja, o número de dispositivos que acessaram, pelo menos uma vez, o OA. Durante esse período, houve 12.634 visualizações de páginas. Em relação aos acessos, verificou-se que 50 acessos não foram realizados do Brasil, sendo: 18 dos Estados Unidos, nove da Argentina, cinco de Portugal, dois do Canadá, Inglaterra e Irlanda e um da Bélgica e do Chile.

Através do uso de sistemas inteligentes, no Google Analytics identificou-se o perfil de 49% dos usuários. Dos 3.125 usuários, identificou-se o sexo de 1.644, sendo 69,16% feminino (n=1.137) e 30,84% masculino (n=507). A faixa etária foi possível identificar de 1.569 usuários, sendo 68% (n=1073) entre 18 e 44 anos e 32% (n=496) acima de 45 anos.

Desenvolveu-se um site responsivo, ou seja, o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário. Na análise dos dispositivos mais utilizados para acesso, foram 91% (n=2.848) por telefones celulares, 8,8% (n=274) por computadores e 0,16% (n=5) por tablets.

DISCUSSÃO

Sabe-se que muitas pessoas utilizam a internet para aprender sobre diagnósticos, revisar possíveis tratamentos, avaliar medicamentos e encontrar outros tipos de informações de saúde, tanto para si quanto para a família1111. Alves VLS, Cunha ICKO, Marin HF, Oliveira O. Criação de um web site para enfermeiros sobre pé diabético. Acta Paul Enferm. 2006;19(1):56-61. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000100009
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. Dessa forma, decidiu-se utilizar a tecnologia da informação para promover o ensino na área de Controle e Prevenção de Infecção.

Atualmente o mundo, além de enfrentar a pandemia, sofre uma epidemia de informações denominada “infodemia”, referindo-se a um grande aumento no volume de informações, as quais rapidamente multiplicam-se exponencialmente66. Zarocostas J. How to fight an infodemic. Lancet (London, England). 2020;395(10225):676. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X
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. Quanto à pandemia, verifica-se que algumas informações são precisas e outras não, dificultando que fontes idôneas e orientações confiáveis sejam encontradas e priorizadas pelas pessoas de modo geral, inclusive por profissionais de saúde, fazendo com que essas informações falsas ou imprecisas afetem processos de tomada de decisões importantes66. Zarocostas J. How to fight an infodemic. Lancet (London, England). 2020;395(10225):676. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X
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. Por esse motivo, para a construção do site “COVID-19 evidências para todos”, utilizou-se apenas fontes de organizações confiáveis, para evitar a propagação de informações erradas.

As mídias e redes sociais são poderosas ferramentas de estratégia de marketing, pois 80% dos internautas brasileiros utilizam alguma destas ferramentas1212. Torres C. A bíblia do marketing digital. 1ª edição. São Paulo: Novatec; 2009.. Em razão disso, adotou-se essa estratégia para a divulgação do site. Em relação às visualizações de páginas, identificou-se um número expressivo na primeira semana, entre 30 de abril e 07 de maio, com uma média de 1.285 visualizações por dia. Acredita-se que esse quantitativo esteja relacionado à intensa divulgação do site nos primeiros dias, sendo compartilhado por diversas pessoas em mídias, redes sociais e em grupos de mensagens instantâneas. Após esse período, as visualizações estabilizaram em uma média de 98 visualizações por dia.

Chamou atenção que 50 usuários não eram de origem do Brasil, visto que as divulgações oficiais ocorreram somente no país. Acredita-se que brasileiros morando fora do país tiveram acesso através das redes sociais de amigos e/ou familiares. Por essa razão, cada vez mais profissionais de saúde utilizam as redes sociais, pois permitem superar limitações de tempo e espaço, possibilitando um alcance de um maior número de pessoas1313. Aragão JMN, Gubert FA, Torres RAM, Silva ASR, Vieira NFC. The use of Facebook in health education: perceptions of adolescent students. Rev Bras Enferm. 2018;71(2):265-71. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0604
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.

Estudos têm mostrado que a população masculina tende a manifestar quadros de COVID-19 mais grave da doença do que a feminina1414. Jin JM, Bai P, He W, Wu F, Liu XF, Han DM, et al. Gender differences in patients with COVID-19: focus on severity and mortality. Front Public Health. 2020;8:152. doi: https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00152
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. Pode-se associar que os homens têm maior comportamento de risco e menor procura à assistência à saúde1414. Jin JM, Bai P, He W, Wu F, Liu XF, Han DM, et al. Gender differences in patients with COVID-19: focus on severity and mortality. Front Public Health. 2020;8:152. doi: https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00152
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. O dado constatado sobre o gênero dos usuários que acessaram o site reforça essa ideia, pois 69% dos usuários foram mulheres buscando informações.

Segundo dados de 2019, divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o país conta com 134 milhões de usuários de internet, isso significa que a cada quatro brasileiros, três têm acesso à internet1515. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (BR) [Internet]. São Paulo: Cetic.br; c2020 [cited 2020 Jun 9]. Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet, aponta pesquisa TIC Domicílios 2019; [about 1 screen]. Available from: https://www.cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internet-aponta-pesquisa-tic-domicilios-2019/
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. O celular é o principal dispositivo utilizado para acessar a internet, utilizado por 99% dos usuários da rede, sendo que desses, 58% acessam a internet exclusivamente pelo telefone móvel1515. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (BR) [Internet]. São Paulo: Cetic.br; c2020 [cited 2020 Jun 9]. Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet, aponta pesquisa TIC Domicílios 2019; [about 1 screen]. Available from: https://www.cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internet-aponta-pesquisa-tic-domicilios-2019/
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. Esse dado justifica que 91% dos acessos ao site foram realizados através de celulares (plataforma mobile), reforçando o papel cada vez mais importante dos celulares no acesso a conteúdo informativo. Esse resultado corrobora com a finalidade ao qual o site foi construído, pensando em ser uma fonte de consulta rápida, para ser usado em qualquer lugar quando surgirem dúvidas.

A limitação encontrada na implementação deste objeto de aprendizagem foi o tempo para a construção, visto que ocorreu no meio à pandemia. Além disso, os meios de divulgação foram limitados, pois utilizamos muitos perfis de redes sociais pessoais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração de um objeto de aprendizagem com evidências científicas sobre COVID-19, durante a pandemia, atende uma das metas da campanha Nursing Now, investir na educação disseminando evidências científicas para aplicação na prática.

A criação do site foi possível pelo trabalho realizado em equipe, com participação ativa na seleção e elaboração do material educativo. O design intuitivo do site, com linguagem didática e de fácil compreensão, permite consulta rápida, com acesso às melhores recomendações para prevenção, promoção e manutenção da saúde, permitindo esclarecimentos sobre COVID-19 aos profissionais da saúde, população adulta e crianças.

Considera-se como limitações o pouco tempo para avaliação do objeto de aprendizagem e o perfil dos usuários levantado. Acredita-se existir viés, visto que muitos dispositivos são compartilhados por mais de um usuário e crianças utilizam dispositivos de usuários mais velhos.

Desenvolver ações de educação na promoção da saúde, prevenção de riscos, redução de agravos e doenças, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida é mais uma das atribuições da Enfermagem.

REFERENCES

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    28 Jul 2020
  • Aceito
    03 Dez 2020
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