Acessibilidade / Reportar erro

Rede de proteção na assistência às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência

RESUMO

Objetivo:

Compreender a atuação da rede de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência intrafamiliar, na ótica dos profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Método:

Estudo qualitativo e descritivo, realizado com cinco profissionais do serviço. A coleta dos dados foi realizada entre outubro de 2017 a janeiro de 2018, por entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados por Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

Os profissionais conhecem o funcionamento da rede de proteção, no entanto visualizam a lógica dedutiva da equipe; a falta de recursos materiais; a dificuldade de articulação e a logística de fluxo de atendimento como fatores limitantes para uma assistência efetiva.

Conclusão:

A atuação da rede de proteção deve ser capaz de assegurar os direitos de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, através do atendimento articulado e integrado, visando a mudança de atitudes e quebra do ciclo da violência.

Palavras-chave
Apoio social; Proteção; Violência; Criança; Adolescente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br