Acessibilidade / Reportar erro

Clima de segurança do paciente em um hospital de ensino

Clima de seguridad del paciente en un hospital de enseñanza

Resumo

OBJETIVO

Avaliar a percepção do clima de segurança do paciente pelos profissionais de saúde a partir do Questionário de Atitudes de Segurança e investigar a associação entre os escores e variáveis sociodemográficas e profissionais.

MÉTODO

Estudo quantitativo realizado com 198 profissionais de saúde de hospital filantrópico de Minas Gerais, entre março e junho de 2017. Utilizou-se instrumento com variáveis sociodemográficas e profissionais e Questionário de Atitudes de Segurança. Realizou-se análise estatística com teste t de Student, correlação de Pearson, Anova e regressão linear múltipla.

RESULTADOS

Profissionais apresentaram percepção negativa quanto ao clima de segurança do paciente (69,5). Domínio Satisfação no Trabalho obteve maior pontuação (81,98), enquanto Percepção da gerência a pior (62,15). Médicos (p=0,005), homens e profissionais de nível superior (p<0,001) apresentaram melhor percepção de segurança.

CONCLUSÃO

Identificação de variáveis preditoras é importante ferramenta para implementação de uma cultura de segurança, favorecendo qualidade da assistência e redução de eventos adversos.

Palavras-chave:
Segurança do paciente; Gestão da segurança; Pessoal de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br