Objetivo:
Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.
Método:
Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico da educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.
Resultados:
Os quatro módulos do objeto de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Moodle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o qual se configura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.
Conclusão:
Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnóstico aplicado à pele e aos anexos cutâneos.
Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Diagnóstico de enfermagem; Pele