Acessibilidade / Reportar erro

Acurácia do diagnóstico de enfermagem “disposição para melhora da esperança” em pacientes renais crônicos

Precisión del diagnóstico de enfermería “disposición para una mejor esperanza” en pacientes renales crónicos

RESUMO

Objetivo

Analisar a acurácia do diagnóstico “Disposição para melhora da Esperança” em pacientes renais crônicos.

Método

Estudo transversal com 62 pacientes em clínica de hemodiálise entre agosto a novembro de 2015. Utilizou-se a Escala de Esperança de Herth para a construção das definições das características definidoras da North American Nursing Diagnosis Association International. Analisaram-se medidas de sensibilidade, especificidade, valor preditivo, razão de verossimilhança e odds ratio das características definidoras do diagnóstico.

Resultados

82,22% apresentaram o diagnóstico. Verificou-se que as características definidoras “Expressa desejo de intensificar a coerência entre expectativas e desejos” e “Expressa o desejo de reforçar a resolução de problemas para alcançar as metas” aumentou em onze e cinco vezes, respectivamente, a chance de possuírem o diagnóstico.

Conclusão

“Expressa desejo de intensificar a coerência entre expectativas e desejos” e “Expressa o desejo de reforçar a resolução de problemas para alcançar as metas” apresentaram boas medidas de acurácia.

Esperança; Insuficiência renal crônica; Diagnóstico de enfermagem; Estudos de validação; Confiabilidade dos dados

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br