Acessibilidade / Reportar erro

Interfaces entre serviços e ações da rede de atenção psicossocial às crianças e adolescentes

Interfaces entre los servicios y acciones de la red de atención psicosocial a los niños y adolescentes

RESUMO

Objetivo

Conhecer as ações e as parcerias que compõem a rede de atenção psicossocial à criança e ao adolescente assistidos no CAPSi.

Método

Estudo qualitativo, realizado com 26 trabalhadores, pertencentes à rede intersetorial do município de São Lourenço do Sul/RS, por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de maio a junho de 2014. Para a análise dos dados, foi utilizada a proposta operativa de Minayo.

Resultado

A partir da análise dos dados, emergiram três categorias: Os arranjos intersetoriais: conexões para efetivação do cuidado; Estratégias de articulação no cotidiano; e O território como espaço ampliado de cuidado.

Conclusão

As ações em saúde mental articuladas aos serviços de saúde e aos demais setores da rede intersetorial conferem maior potencial para a resolutividade das necessidades de crianças e adolescentes.

Saúde mental; Criança; Adolescente; Ação intersetorial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br