Acessibilidade / Reportar erro

Características clínicas e sociodemográficas dos pacientes de um centro de reabilitação para as dependências

RESUMO

Objetivo

Identificar as características sóciodemográficas e clínicas de uma amostra de dependentes atendidos num Centro de Atenção Ambulatorial Diurno, em Lima (Peru), especializado no tratamento de dependentes, assim como descrever suas taxas de abandono.

Método

Estudo quantitativo, descritivo e exploratório baseado em dados secundários. O instrumento utilizado foi a ficha de notificação individual do sistema de informação da demanda de tratamento.

Resultados

A demanda foi majoritariamente de homens, jovens, solteiros e desempregados ou em situação de subemprego. O diagnóstico mais empregado foi o de dependência de drogas à base de cocaína, e a idade de início de consumo situou-se entre 15 e 19 anos. A taxa de abandono foi de 85%, 48% permaneceram no tratamento apenas um dia.

Conclusão

Os resultados destacam importantes fatores na avaliação das políticas públicas referentes à prevenção, ao tratamento e ao controle da oferta. Recomendam-se políticas públicas que sejam mais inclusivas e participativas.

Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Usuários de drogas; Centros de tratamento de abuso de substâncias

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br