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Gestão por competências: preparo do processo avaliativo pelos enfermeiros de uma unidade de internação

Gestión por competencias: preparación del proceso evaluativo por enfermeros de una unidad de internación

Resumo

OBJETIVO

Compreender como ocorre o preparo do processo avaliativo dos técnicos e auxiliares de enfermagem pelos enfermeiros de uma unidade de internação clínica adulto, na perspectiva da gestão por competências.

MÉTODO

Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com 13 enfermeiros de um hospital universitário. Os dados coletados entre maio e junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo temática.

RESULTADOS

Emergiram duas categorias: gestão por competências, um novo modelo de avaliação; e, processo avaliativo, uma trajetória a ser discutida.

CONCLUSÃO

O planejamento da avaliação ao longo do ano por meio de reuniões periódicas sobre a temática é importante para o preparo do processo avaliativo. Além disso, o conhecimento prévio dos percalços avaliativos subsidia o enfermeiro na organização da avaliação.

Palavras-chave:
Avaliação em enfermagem; Avaliação de desempenho profissional; Competência profissional

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