Acessibilidade / Reportar erro

Refletindo o cuidado de enfermagem de reabilitação: Teoria do Reconhecimento atravessada pelo Princípio da Esperança

RESUMO

Objetivo

O estudo busca refletir sobre o cuidado de enfermagem de reabilitação, sob a ótica da Teoria do Reconhecimento e do Princípio da Esperança.

Estado da Arte

Estudo de reflexão, fundado na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth atravessada pelo Princípio da Esperança de Ernst Bloch, visando elucidar as potencialidades teórico-metodológicas desses referenciais para as futuras pesquisas em saúde, enfermagem e enfermagem de reabilitação. O cuidado de enfermagem de reabilitação é permeado por influências teórico-filosóficas pouco descritas na literatura. O estudo propoe uma forma de pensar e exercer o cuidado com a perpectiva de construir um cuidado de enfermagem de reabilitação, no qual o enfermeiro prima pela confiança, pelo respeito e estima mútua, exercendo o papel de agenciador de expectativas esperançosas e realísticas.

Conclusão

O estudo evidenciou as principais características de cada eixo teórico filosófico, permeando, separadamente, as definições relevantes para compreender suas implicações na realidade concreta do viver.

Palavras-chave
Cuidados de enfermagem; Reabilitação; Filosofia em enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br