Acessibilidade / Reportar erro

Usuários hipertensos na atenção primária à saúde: acesso, vínculo e acolhimento à demanda espontânea

Usuarios hipertensivos en la atención primaria de salud: acceso, unión y acogimiento a la demanda espontánea

RESUMO

Objetivo

Avaliar os impactos da inserção do acolhimento à demanda espontânea no tratamento de usuários hipertensos na atenção primária de saúde.

Métodos

Pesquisa de avaliação de terceira geração qualitativa, realizada junto a 16 trabalhadores de uma Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS) da cidade de Fortaleza-CE, no período entre julho e setembro de 2015. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação sistemática de campo e entrevistas semiestruturadas e, para a análise, adotaram-se as etapas da análise de conteúdo temática.

Resultados

Os participantes revelaram que o acesso, vínculo e acolhimento são fundamentais para o tratamento da hipertensão, entretanto afirmaram que a introdução do livre acesso à demanda espontânea comprometeu o fluxo de atendimento dos programas de hipertensão.

Conclusão

Foi evidenciada uma dicotomia entre a prática do acolhimento preconizada pelas políticas de saúde e a existente na realidade da UAPS, acarretando prejuízo ao cuidado do hipertenso na atenção primária.

Atenção primária à saúde; Hipertensão; Acolhimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br