Acessibilidade / Reportar erro

Transição de cuidados para o domicílio na perspectiva de pais de filhos com leucemia

Transición de cuidados para el hogar en la perspectiva de padres de hijos con leucemia

Resumo

OBJETIVO

Descrever as experiências de pais de crianças e adolescentes com leucemia quanto à transição de cuidados do hospital para o domicílio.

MÉTODO

Estudo qualitativo, descritivo, realizado com nove mães e dois pais, em um hospital público pediátrico de São Paulo-SP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, de maio de 2016 a janeiro de 2017, organizados no software Atlas.ti 7® e submetidos à análise de conteúdo indutiva. Adotou-se a Teoria das Mudanças como referencial teórico.

RESULTADOS

A categoria central foi “A volta para casa: apropriando-se de uma nova realidade, composta de três subcategorias: apreensão com a nova realidade de cuidados; impacto imediato das mudanças; e implementação do plano de orientações.

CONCLUSÃO

A transição para o domicílio fez com que os pais tivessem que se adaptar à nova e complexa realidade de cuidados. Melhorias no planejamento e sistematização da primeira alta mostram-se necessárias.

Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica; Enfermagem oncológica; Alta do paciente; Cuidado da criança; Cuidadores

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br