Acessibilidade / Reportar erro

Adolescentes que vivem com HIV/aids: experiências de sexualidade

Adolescentes que viven con el VIH/SIDA: experiencias de sexualidad

Resumo

OBJETIVO

Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo.

RESULTADOS

As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, influenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositividade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano.

CONCLUSÃO

O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.

Palavras-chave:
Síndrome da imunodeficiência adquirida; Saúde do adolescente; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br