Acessibilidade / Reportar erro

Percepções dos profissionais de enfermagem acerca do uso da informatização para segurança do paciente

Percepciones de los profesionales de enfermería acerca del uso de la informatización para la seguridad del paciente

Resumo

OBJETIVO

Conhecer as percepções de profissionais de enfermagem acerca do uso da informatização na promoção da segurança do paciente.

MÉTODOS

Pesquisa qualitativa realizada em hospital da região Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2016, por meio de questionário sociodemográfico e entrevistas gravadas, norteadas pela questão: “Fale-me da relação entre informatização e segurança do paciente neste hospital”. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo temática proposta por Bardin.

RESULTADOS

Dentre os participantes, 21 eram enfermeiros e 31 eram técnicos de enfermagem. Dos discursos, emergiram as categorias Contribuições da Tecnologia da Informação para a promoção de cuidado seguro e Fragilidades da Tecnologia da Informação: implicações indiretas ao cuidado seguro.

CONCLUSÕES

Os participantes percebiam o sistema informatizado como recurso que promove mais segurança ao paciente. Contudo, há necessidade de melhorar a infraestrutura e a capacitação técnica da equipe para o manuseio eficaz do sistema.

Palavras-chave:
Segurança do paciente; Tecnologia da informação; Técnicas de apoio para a decisão; Informática em enfermagem; Gestão da qualidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br