Acessibilidade / Reportar erro

Atributos de satisfação relacionados à segurança e qualidade percebidos na experiência do paciente hospitalizado

Resumo

Objetivo:

Desvelar atributos de satisfação dos pacientes relacionados à segurança e qualidade assistencial.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado em hospital universitário público do sul do Brasil. Os dados foram coletados em novembro de 2018, por meio de 24 entrevistas com pacientes-famílias de 12 unidades de internação clínicas e cirúrgicas. Procedeu-se à análise temática.

Resultados:

Os atributos de satisfação foram categorizados em estrutura, processo e resultado assistencial, os quais foram relacionados a: acesso ao serviço, quantitativo de pessoal, ambiente, interação com a equipe de saúde, competência técnica dos profissionais, percepção de segurança com a presença do familiar, padrões assistenciais presentes nos cuidados e mudança no estado de saúde dos pacientes.

Conclusões:

Constatou-se que os aspectos estruturais foram relevantes na experiência do paciente, além da relação estabelecida com a equipe de saúde no processo de cuidado e dos padrões técnicos assistenciais percebidos na atuação dos profissionais.

Palavras-chave:
Satisfação do paciente; Segurança do paciente; Participação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Assistência centrada no paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br