Acessibilidade / Reportar erro

Validação do resultado controle dos sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca em cuidados paliativos

RESUMO

Objetivos:

Estimar a validar de conteúdo do resultado de enfermagem Controle dos Sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca em cuidados paliativos e analisar a influência da experiência dos expertos no julgamento da pertinência dos indicadores.

Métodos:

Estudo metodológico conduzido em São Paulo, em 2018, com adaptação do modelo de validação de Fehring. A pertinência dos 11 indicadores do resultado foi avaliada por 19 expertos com instrumento enviado eletronicamente. A influência da experiência dos expertos no julgamento foi analisada pelo teste de Wilcoxon-Mann-Whitney e correlação Tau de Kenda.

Resultados:

Os indicadores foram considerados pertinentes e 54,5% classificados como críticos. Não houve associação entre a média ponderada dos indicadores com a experiência dos expertos.

Conclusões:

Os indicadores são pertinentes para o resultado Controle dos Sintomas nesse grupo de pacientes. O julgamento dos expertos não foi influenciado pela experiência clínica ou experiência com a Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC).

Palavras-chave
Avaliação de sintomas; Avaliação de resultados da assistência ao paciente; Terminologia padronizada em enfermagem; Cuidados paliativos; Cardiologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br