Acessibilidade / Reportar erro

Grupo terapêutico em saúde mental: percepção de usuários na atenção básica

Resumo

Objetivo:

Compreender a percepção de usuários da atenção básica diante do sofrimento mental e da participação em um grupo terapêutico de convivência.

Métodos:

Pesquisa Convergente Assistencial de abordagem qualitativa realizada com quatro participantes de um grupo terapêutico em uma Estratégia Saúde da Família. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizadas em fevereiro de 2018, e o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires para codificação dos dados.

Resultados:

O grupo terapêutico em saúde mental pode contribuir para a redução do estigma relacionado ao adoecimento mental e para promoção e prevenção em saúde mental utilizando como principais ferramentas tecnologias relacionais de cuidado, de baixo custo e acessíveis aos profissionais.

Conclusão:

O estudo contribuiu para inspirar novas ações e revitalizar práticas de saúde mental por meio de uma intervenção passível de ser implementada e que pode trazer benefícios aos envolvidos no contexto da Atenção Básica.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Estresse psicológico; Assistência à saúde mental; Terapêutica; Estrutura de grupo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br