Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos relacionados ao desfecho de tratamento dos casos de tuberculose associadas à comorbidades em situação de fronteira internacional

Resumo

Objetivo

Analisar os aspectos associados ao desfecho do caso e à situação de fronteira internacional entre doentes de tuberculose com comorbidades.

Método:

Estudo epidemiológico, descritivo exploratório, analisando todos os casos novos de Tuberculose com comorbidades notificados no ano 2013 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação em municípios de fronteira do estado do Paraná com o Paraguai. As variáveis utilizadas foram: sociodemográficas, clínicas e operacionais. Para analisar os dados aplicou-se análise descritiva e o teste qui-quadrado.

Resultados:

Dos 227 casos de tuberculose com comorbidades, 70,9% eram de municípios que faziam fronteira com o Paraguai. O alcoolismo (22,0%) e a aids (13,7%) foram as comorbidades mais frequentes. O teste que qui-quadrado apresentou associação estatística para os municípios de fronteira com desfecho desfavorável e que não realizam o tratamento diretamente observado.

Conclusão

Pelo estudo, é possível identificar que a localização dos municípios de fronteira pode ser determinante para um desempenho desfavorável.

Palavras-chave:
Tuberculose; Comorbidade; Resultado do tratamento; Saúde na fronteira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br