Acessibilidade / Reportar erro

Prática profissional do enfermeiro e influências sobre a sensibilidade moral

RESUMO

Objetivo:

Compreender a prática profissional do enfermeiro e suas influências para o desenvolvimento da sensibilidade moral.

Métodos:

Estudo qualitativo, descritivo, realizado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, em unidades de internação da clínica médica, de dois hospitais de grande porte, localizados em Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram 14 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, guiadas por roteiros semiestruturados. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Emergiram duas categorias: Prática profissional do enfermeiro: bens internos e externos e; Sensibilidade moral e a interface com a prática profissional de enfermeiros. O desenvolvimento da Sensibilidade moral dos enfermeiros, sofre influência de fatores relacionados à prática profissional, como as relações interpessoais, a educação ética e as atividades de gestão.

Considerações finais:

Na prática profissional, a Sensibilidade moral é parte integrante do processo de tomada de decisão ética nos serviços, sendo essencial para o cuidado de qualidade.

Palavras-chave:
Ética em enfermagem; Moral; Prática profissional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br