Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da usabilidade de um aplicativo móvel para detecção precoce do câncer pediátrico

RESUMO

Objetivo

Avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para detecção precoce do câncer pediátrico.

Método

Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, de avaliação da usabilidade do aplicativo “Fique Atento, pode ser câncer” por 19 enfermeiros oncológicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil, utilizando o questionário validado System Usability Scale. Para análise dos dados utilizou-se o Microsoft Excel e o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Resultados

Mediante a aplicação do questionário SUS, o valor total das médias de todos os scores foi de 91,58%, o índice de satisfação foi de 88,6% e o de eficiência 91,2%.

Discussão

Os dados demonstraram que o aplicativo possui concordância e conformidade com os princípios de usabilidade nos critérios de efetividade, eficiência e satisfação do usuário.

Considerações finais:

O aplicativo traz uma importante contribuição para ampliação da construção e validação de ferramentas tecnológicas que alinham o conhecimento teórico ao prático.

Palavras-chave
Atenção primária à saúde; Oncologia; Saúde da criança; Saúde do adolescente; Tecnologia da informação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br