Acessibilidade / Reportar erro

Importância da Odontologia hospitalar: condição de saúde bucal de pacientes internados

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a condição de qualidade de saúde bucal e as necessidades de intervenção odontológica em pacientes hospitalizados, analisando a importância da presença da Odontologia em ambiente hospitalar.

Métodos:

Foram avaliados 103 pacientes hospitalizados, por meio do índice CPO-D, condição gengival, índice de biofilme visível e índice de necessidade de tratamento invasivo odontológico. Observando a importância que estes pacientes davam a Odontologia hospitalar.

Resultados:

Dentre os voluntários avaliados, 68,9% do gênero masculino e 31,1% feminino. A média do CPO-D foi de 17,9. Dentre os pacientes examinados: 96,1% levaram kit de higiene bucal, 97,1% achavam importante a presença do cirurgião-dentista no hospital, 63,1% apresentaram remoção de biofilme deficiente. Os pacientes apresentaram necessidade de tratamento odontológico invasivo: restauração (68,9%), exodontia (40,8%), endodontia (23,3%), dor de origem odontológica (26,2%), presença de abcesso (7,8%).

Conclusão:

A qualidade de saúde e de higiene bucal dos pacientes foi considerada insuficiente. A maioria dos pacientes necessitavam de algum tipo de tratamento odontológico invasivo, podendo levar a complicações na saúde bucal no momento da internação. A grande maioria dos pacientes acharam importante a assistência odontológica em hospitais.

Termos de indexação:
Equipe hospitalar de Odontologia; Assistência odontológica; Saúde bucal.

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br