Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de vida e fatores associados em graduandos de Enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida de graduandos de enfermagem e fatores associados a variáveis socioeconômicas e campo de estágio.

Métodos:

Estudo transversal realizado em uma instituição de ensino localizada na região norte do estado do Ceará, Brasil, envolvendo 309 graduandos de enfermagem do 1º ao 10º semestre. O instrumento WHOQOL-bref foi utilizado para avaliar a qualidade de vida. Cada domínio e escore total do instrumento foram considerados como variáveis de desfecho.

Resultados:

69,3% dos indivíduos eram mulheres, a média de idade da amostra foi de 28 anos e 67,7% definiram sua qualidade de vida como “boa” ou “muito boa”. Universitários que consumiam água de poço e aqueles com menor renda tiveram maior chance de apresentar menores escores no domínio físico e meio ambiente de qualidade de vida, respectivamente (p < 0,05), e de ter menor escore total de qualidade de vida.

Conclusão:

Os estudantes consideraram sua qualidade de vida boa/muito boa, e fatores sociodemográficos influenciaram o menor escore de qualidade de vida.

Termos de indexação
Pesquisa em educação em Enfermagem; Saúde Pública; Qualidade de vida

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br