RESUMO
Objetivo:
Este estudo avaliou se o uso de um agente de união silano influencia na resistência de união de dois adesivos universais a blocos CAD/CAM cerâmicos ou resinosos.
Métodos:
Quarenta e oito amostras foram obtidas de blocos resinosos (RCBs) e cerâmicos de dissilicato de lítio (LD). As amostras foram tratadas com silano contendo: MDP (Monobond - S-MDP), silano sem MDP (Prosil - PS) ou sem aplicação de silano (Control - Ctr) seguido de adesivo universal com silano (UAS) ou sem silano (UA) (n=8). Três tubos de poliuretano (1,5 mm de diâmetro interno) foram posicionados em cada superfície tratada da amostra e preenchidos com um cimento resinoso dual. A resistência de união foi avaliada pelo teste de microcisalhamento e a análise de falha foi realizada para todas as amostras.
Resultados:
Para os RCBs, UAS apresentou os maiores valores de resistência de união (p=0,004). A aplicação de silano não foi significativa nos valores de resistência adesiva (p=0,444). Para LD, a aplicação de silano foi significativa nos valores de resistência de união (p<0,001), mas o adesivo não (p=0,066). A análise de falhas mostrou alta prevalência de falhas adesivas para ambos os substratos.
Conclusão:
O adesivo universal contendo silano promoveu os melhores valores de resistência adesiva ao bloco de resina. Para o bloco cerâmico, a aplicação adicional de silano (sem MDP) apresentou melhores resultados.
Termos de indexação
Cimentação; Cerâmica; Desenho assistido por computador; Silanos