Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência da periodontite em adultos jovens vivendo com HIV/Aids em uso de terapia antirretroviral

RESUMO

O manejo terapêutico, bem como o próprio vírus do HIV tem sido associados à quadros de alterações em nível ósseo, podendo ter uma relação também com os processos alveolares maxilo-mandibulares e potencial desenvolvimento de quadros de doenças periodontais, em especial a periodontite.

Objetivo:

O objetivo do trabalho foi avaliar a condição da saúde periodontal de indivíduos adultos jovens vivendo com HIV/AIDS, por meio da aferição do Nível de Inserção Clínica Periodontal e levantar dados gerais sobre as condições de saúde frente ao HIV e sobre a qualidade de vida desse público. Os dados foram coletados em um Centro de Referência em IST/AIDS de São Paulo – SP, Brasil.

Métodos:

O método empregado teve como guia norteadora indicadores previamente validados. No total, foram avaliados 31 indivíduos com idades entre 20 e 24 anos, ambos os gêneros e em uso da terapia antirretroviral. Para as análises foi utilizado o software Excel Microsoft®.

Resultados:

Foi observado uma prevalência de periodontite no público avaliado de 45,17%. Frente a qualidade de vida o público foi classificado como “Regular” e não foi observado quadros de Periodontite Necrozante, que está fortemente associado a infecção pelo HIV.

Conclusão:

O público avaliado apresentou alta prevalência de periodontite, o que reforça a importância da Odontologia no acompanhamento das Pessoas Vivendo com HIV/Aids, no sentido de prevenir o agravamento dos quadros de doenças periodontais.

Termos de indexação
Terapia antirretroviral de alta atividade; HIV; Doenças periodontais; Periodontite

Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br