Acessibilidade / Reportar erro

Autopercepção do tratamento estético odontológico: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico na literatura sobre a autopercepção da estética bucal em indivíduos submetidos a tratamentos estéticos dentários e o seu impacto sobre a qualidade de vida.

Métodos:

Foram encontrados 834 artigos, destes, 31 artigos foram selecionados e acessados a partir das produções científicas indexadas nas bases eletrônicas da PubMed, LILACS e SciELO. Para o resgate da amostra utilizaram-se os seguintes descritores em português: estética dentária, odontologia cosmética, autoimagem e autopercepção; e em inglês: esthetics dental, cosmetic dentistry, self image e self-perception, entre os anos de 2016 a 2021.

Resultados:

Os artigos evidenciaram a relação entre a autopercepção estética e a necessidade de tratamento. Verificou-se que a autopercepção estética e psicossocial teve impacto positivo, melhorando a autoestima e qualidade de vida dos indivíduos após serem submetidos à tratamentos estéticos odontológicos.

Conclusão:

A pesquisa considerou que novos estudos devem ser realizados nesta temática, e que cirurgião-dentista deve buscar mais conhecimentos relacionados às condições de saúde oral e geral, bem como, sobre a autopercepção da estética bucal, a fim, de prepará-los para a realização de intervenções e planejamento de ações curativas.

Termos de indexação
Estética dentária; Qualidade de vida; Autoimagem

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br