Acessibilidade / Reportar erro

Estudo retrospectivo da angulação dos segundos molares superiores permanentes em escolares com oclusão normal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a angulação dos segundos molares superiores permanentes em escolares com oclusão normal, utilizando radiografias panorâmicas e modelos de gesso, e avaliar a correlação entre as medidas obtidas pelos dois métodos.

Métodos:

Trinta escolares brasileiros com média de idade de 14 anos e 7 meses foram selecionados. Os escolares não tinham sido submetidos ao tratamento ortodôntico prévio, deveriam apresentar no mínimo quarto das seis chaves de oclusão de Andrews, com a primeira chave (relação interarco) sendo mandatória, e ausência de significativa assimetria. A angulação dos segundos molares superiors foi mensurada usando radiografia panorâmica e modelos de gesso.

Resultados:

A media de angulação, de acordo com a radiografia panorâmica, foi de 105,8º com direção distal (desvio padrão de 5,1º). Os modelos de gesso apresentaram média de angulação dos segundos molares de -5,8º, indicando angulação distal da coroa. O teste de correlação de Pearson demonstrou relação negative e fraca (p = 0,009; r2 = - 0,474), com maior angulação nas radiografias panorâmicas e menor angulação nos modelos de gesso, sendo esta correlação considerada inversamente proporcional.

Conclusão:

As medidas nas radiografias panorâmicas mostraram angulação de 105,8º em direção distal, enquanto que os modelos de gesso revelaram angulação média de -5,8º. Assim, deve-se considerar essas angulações para individualizar a angulação de colagem de acessórios ortodônticos em segundos molares superiores permanentes. A correlação da angulação obtida entre os dois métodos foi negativa; entretanto, devido à fraca correlação, ambos os métodos devem ser empregados para se avaliar a angulação dos segundos molares superiores.

Termos de indexação:
Oclusão dentária; Radiografia Panorâmica; Planejamento.

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br