Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento ético e moral: aspectos relativos à formação profissional em Odontologia

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a evolução nos estágios de desenvolvimento moral dos acadêmicos de Odontologia de uma Instituição Pública de Ensino Superior, ao longo da graduação.

Métodos:

Estudo transversal com 115 acadêmicos (1º ao 7º semestre), em que foi aplicado o instrumento "Opiniões sobre problemas sociais", adaptado e traduzido para língua portuguesa.

Resultados:

As respostas coletadas foram tabuladas de acordo com as orientações do manual do instrumento e os dados analisados pelo software GraphPad Prism 6.0 e no programa STATA v.13. Os valores do Principal morality score, expressos pelo valor de P (%), foram 40,26%; 39,32%; 36,45% e 36,27% para o 1º, 3º, 5º e 7º semestres, respectivamente, sem diferença estatística significante entre os mesmos (ANOVA, p=0,52).

Conclusão:

O grau de moralidade dos estudantes não variou significativamente comparados os semestres em que os mesmos se encontravam, apontando a necessidade de reorientação das práticas de ensino-aprendizagem, considerando o potencial da educação transformadora.

Termos de indexação:
Ética; Currículo; Educação superior; Princípios morais; Instituições acadêmicas.

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br